Problemas no radiador, saiba o que fazer e aprenda a evitar

Hoje veremos quais os problemas podem acontecer no radiador do seu automóvel, até porque é fundamental seu bom funcionamento, caso contrário o carro pára e pode acarretar problemas graves com o veículo.

Autos
4 meses atrás
Problemas no radiador, saiba o que fazer e aprenda a evitar

O que fazer quando o radiador der problema

Profissionais especializados de uma indústria conceituada indica quando o conjunto de resfriamento do automóvel não está funcionando da maneira adequada e o que deve ser feito para repará los de maneira correta na qual não venha afetar outros sistemas nem o motor do seu carro, pois quando há alguma irregularidade, isso pode ocasionar sérios problemas.

Geralmente quando feita manutenção no automóvel, muitas das vezes o sistema de resfriamento acaba passando batido, isso por que é dada maior atenção em pneus, sistema de freios, óleo entre alguns outros itens, deixando para trás um item de extrema importância que é o sistema que faz com que o veículo não venha superaquecer, como os outros mecanismos este é muito importante.

Quando o automóvel passa a ter um mal funcionamento no sistema que tem a tarefa de resfriar a o fluido que passa pelo motor do carro para que ele não superaqueça.

O funcionamento mecânico

Devido às explosões que ocorrem dentro do motor do veículo para a combustão, o acaba tendo sua temperatura super elevada rapidamente, o sistema de resfriamento serve justamente para controlar a temperatura fazendo com que o veículo não tenha problemas, devo a isso é importante estar de olho para que nada de errado venha a acontecer. Comprometendo então ‘coração’ do veículo.

Se algo der errado no resfriamento, o veículo pode elevar sua temperatura que deve permanecer entre 85 e 90°, há um marcador no painel do carro que indica a temperatura em que está o carro, caso ultrapasse os 90°, você deve encostar o carro em um local seguro e dar uma analisada no que pode estar ocasionando a o superaquecimento do motor, quando parar o veículo, certifique-se de que não esteja saindo fumaça de baixo do capô, essa fumaça nada mais é do que o fluido de resfriamento do sistema.

Caso isso aconteça sob o capô, abra puxando uma alavanca imediatamente. Sua alavanca fica próximo ao pedal da embreagem, ele destravada o fecho e você deverá abri-lo, se ao abrir o capô a fumaça estiver saindo em excesso você deve manter uma distância segura, espere até a fumaça baixar e o fluido esfriar, aguarde por uns 20 minutos ou mais.

Quando ferver, o que fazer?

Dependendo de como estiver, quando a temperatura baixar você deve abrir a tampa do reservatório de fluido de resfriamento com muito cuidado para que a pressão atuante no reservatório não faça com que o fluido fervendo espirre em você, pois isso pode lhe causar graves queimaduras, se o problema tiver sido causado por falta do fluído, você deve completar com água comum mesmo.

Vá o mais rápido possível numa oficina mecânica, o profissional fará as orientações e reparos necessários e investigará para saber o que ocasionou essa alteração na temperatura do veículo, às vezes pode ser uma maneira furado ou estourada, é necessário que faça a substituição da água comum que foi usada para completar o reservatório, use um fluido adequado para radiadores, que não mais é que um aditivo, pois a água comum não é adequada para ficar rodando no sistema de resfriamento.

Depois do socorro

o superaquecimento pode ser causado também por algum tipo de problema na válvula termostática, bomba d’água, justamente por esse motivo é muito importante a atenção em todos esse itens, e deixar nada para para trás, pois isso pode lhe causar problemas e muito prejuízo, então atente-se para garantir na manutenção o funcionamento de todas as peças para que isso não aconteça, se não o motor do, aparentar algum tipo de problema que possa comprometer o todo o sistema de o motor do veículo, faça um acompanhamento no momento da revisão, se por acaso o mecânico acabar esquecendo, você deve lembrá-lo de fazer todas essas substituições das peças velhas por novas.

Quando houver Superaquecimento do motor, isso pode interferir no consumo de combustível, sendo assim é interessante saber quantos km seu carro faz com litro de combustível.

Motor Poderoso

Aqui nós escrevemos mais que sobre os carros, motos e afins, nosso site é voltado para quem quer saber detalhes ou tem dúvidas sobre questões técnicas, design, até custo benefício de veículos famosos ou exclusivos, populares ou aqueles que saíram de linha.

Vamos Bater um Papo?