O que você precisa saber sobre a nova Ford F 4000

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4 dias atrás
O que você precisa saber sobre a nova Ford F 4000

Performance e robustez são a dupla infalível para o sucesso do caminhão Ford F4000, que chega ainda mais potente que a versão anterior, o motor da nova F-4000 tem melhor aproveitamento do torque em altas rotações e com menor custo operacional.

Além de menor consumo de combustível, o motor da F-4000 se destaca pela estrutura compacta e leve, menor nível de ruídos e vibrações, maior durabilidade, menores emissões de gases e está totalmente preparado para rodar com biodiesel B20.

Conforto

A nova F-4000 vem com ar-condicionado de série e novo painel de instrumentos, melhorando a leitura do motorista. Menor Ruído, Um dos menores níveis de ruído e vibrações do segmento, a F-4000 ainda oferece a melhor posição ao dirigir com sua cabine similar a uma picape (conceito car-like). Facilidade de Acesso
Acesso e saída da cabine facilitados ao motorista e ocupantes, ideal para entregas fracionadas. Estrutura de cabine e trem-de-força preparados para aplicações rurais e fora-de-estrada.

Segurança

A nova transmissão Eaton FSO 4505 é a mesma que equipa os caminhões Cargo 816 e 1119. Confeccionada com componentes de alta durabilidade, é ideal para aplicações mais severas, além de possibilitar trocas de marcha mais facilitadas e manutenções simplificadas e de baixo custo. Sistema SCR
Além disso, tem Sistema SCR de pós-tramento dos gases de exaustão, que reduz o nível de emissões e contribui para o melhor consumo de combustível e maior vida útil dos componentes. Sistema antifurtos PATS
Por fim, ainda conta com Sistema PATS (Sistema Passivo de Segurança Antifurto), um sistema global da Ford que bloqueia eletronicamente o caminhão, impedindo a sua partida sem a chave original.

 

Ford F4000 (foto: divulgação)
Ford F4000 (foto: divulgação)

Ficha técnica da nova f4000

MOTOR

  • Marca / Modelo Cummins / ISF2.8L 150 P7
  • Tipo Diesel – 4 cilindros em linha
  • Potência máxima 150 (110 ) / 3.200
  • Torque máximo 360 Nm / 1.800 – 2.700 rpm
  • Cilindrada total 2,776 (cm3)
  • Relação de compressão 16,9:1
  • Sistema de injeção Injeção Eletrônica – Common Rail

TRANSMISSÃO

A nova transmissão Eaton FSO 4505 é a mesma que equipa os caminhões Cargo 816 e 1119. Confeccionada com componentes de alta durabilidade, é ideal para aplicações mais severas, além de possibilitar trocas de marcha mais facilitadas e manutenções simplificadas e de baixo custo.

  • Marca Eaton
  • Modelo FSO 4505 D
  • Acionamento Manual mecânico
  • Marchas 5 à frente, 1 ré
  • Relação de transmissão 1ª marcha 6,13:1
  • 2ª marcha 2,83:1
  • 3ª marcha 1,53:1
  • 4ª marcha 1,00:1
  • 5ª marcha 0,77:1
  • ré 5,50:1

EMBREAGEM

  • Marca LUK
  • Acionamento Hidráulico
  • Tipo Auto-ajustável, monodisco orgânico (push)
  • Diâmetro 303 (mm)

EIXO TRASEIRO MOTRIZ

  • Marca Dana
  • Modelo 80
  • Redução (simples velocidade) 5,38:1

SUSPENSÃO DIANTEIRA

  • Eixo Eixo rígido tubular com barra estabilizadora
  • Molas Feixe de molas parabólicas
  • Amortecedores Telescópicos, hidráulicos de dupla ação

SUSPENSÃO TRASEIRA

  • Tipo Eixo rígido, em aço estampado com barra estabilizadora
  • Amortecedores Telescópicos, hidráulicos de dupla ação
  • Molas Feixe de molas principal semi-elípticas e auxiliar parabólicas

SISTEMA ELÉTRICO

  • Sistema 12 V
  • Alternador 14 V / 90 A
  • Bateria 1 quantidade / 12 V / 750 CCA/ 78 Ah
  • RODAS E PNEUS
  • F-4000
  • Rodas Aço Estampado
  • Medidas 17,5 x 6,0 (em polegadas)
  • Pneus (radiais sem câmara) 215/75R 17.5 (Direcionais)
  • FREIOS
  • F-4000
  • De serviço Hidráulico, com servo-freio assistido pela bomba de direção, dois circuitos independentes, com ABS e EBD
  • De estacionamento Mecânico, atuando nas rodas traseiras por meio de cabos
  • Freio-motor N/A
  • Área efetiva de frenagem 920
  • DIREÇÃO
  • F-4000
  • Marca / Modelo TRW / TAS 20
  • Tipo Hidráulica, com esferas recirculantes

DESEMPENHO DO VEÍCULO (CÁLCULO TEÓRICO)

  • Relação de redução do eixo traseiro 5,38:1
  • Velocidade máxima em PBT/PBTC (km/h) 117 / 117
  • Capacidade máxima de subida (%) (Com PBT) 40 (%)
  • Capacidade máxima de subida(Com PBTC) 27 (%)
  • Partida em rampa (%) (Com PBT) 27 (%)
  • Partida em rampa(Com PBTC) 14 ( % )

PESOS EM ORDEM DE MARCHA

  • Eixo dianteiro 1.653 Kg
  • Eixo traseiro 1.198 Kg
  • Total 2.851 Kg

PESOS – LIMITE MÁXIMO ESPECIFICADO

  • Eixo dianteiro 2.450 Kg
  • Eixo traseiro 4.720 Kg
  • Total admissível 7.170 Kg
  • Peso Bruto Total (PBT) – Homologado 6.800 Kg
  • Carga útil + Carroceria 3.949 Kg
  • Capacidade máxima de tração (CMT) 10.400 Kg

VOLUMES DE ABASTECIMENTO

  • Tanque de combustível 135 l
  • Reservatório de Arla 32 20,5
  • Óleo do motor (Com filtro) 5

DIMENSÕES

  • Distância entre eixos 4.181
  • Comprimento total 6.318
  • Balanço dianteiro 947
  • Balanço traseiro 1.190
  • Largura (paralama a paralama) 2.023
  • Bitola traseira 1.739
  • Bitola dianteira 1.738
  • Diâmetro de giro (m) 18.900
  • Distância do eixo dianteiro ao painel traseiro da cabine 2.055
  • Altura do veículo ( vazio ) 2.031
  • Altura da cabine acima das longarinas 1.264
  • Largura externa chassi 868

LONGARINA

  • Material ESA-M1A35-C – (248MPa) – 8,1mm

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