O que você precisa saber do Ford Focus fastback 2018 antes para estar a frente: versões, preço e consumo

Um senhor muito queridinho que merece respeito chegando a assustar com sua idade, um verdadeiro sucesso da linha lançada há mais de quatro anos. Um detalhe curioso é que a atual geração do Ford Focus Sedan 2018 poderá sair de linha. E, a opinião do proprietário é de que o modelo ainda é um sedã com muito conforto e bastante tecnologia, com preços a partir de R$ 85.200.

Carros
6 meses atrás
O que você precisa saber do Ford Focus fastback 2018 antes para estar a frente: versões, preço e consumo

Aqueles detalhes do Ford Focus Sedan 2018 que você so pode saber por aqui!

Ford Focus 2018 (foto: divulgação)
Ford Focus 2018 (foto: divulgação)

É um carinha um pouco menor entre o demais sedãs do segmento médio, com 4,53 m e com 2,64 m de entre-eixos, largo, baixo, oferecendo ainda mais a sensação de espaço e conforto. O visual é sofisticado, refletindo também o bom pacote tecnológico disponível. Com um ar bastante sóbrio, elegante e sofisticado, o modelo apresenta também um conjunto ótico traseiro de bom aspecto e que completa um visual muito bom, reforçado pelas três opções de rodas de liga leve aro 17″.

Ford Focus 2018 (foto: divulgação)
Ford Focus 2018 (foto: divulgação)

Bonito por fora, o Ford Focus Sedan 2018 também agrada por dentro. Materiais emborrachados e detalhes em preto brilhante dominam o ambiente em duplo cockpit, tendo ainda um console bem largo e destacado pela multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas bem ao centro. O display de 4,2 polegadas é o ponto principal das instrumentação, sendo uma reprodução simplificada do SYNC 3. O sistema de som Sony é outro diferencial, apesar da perda dos cabos RCA na atualização de meia vida.

De qualquer forma, se o Ford Focus Sedan 2018 perdeu em conexão de som, ganhou em muitos outros itens, especialmente em conectividade, tendo agora Google Android Auto e Apple Car Play, bem como AppLink e assistente de emergência, além de outras aplicações. Mais intuitiva, a multimídia ampliou o poder de reconhecimento de voz. Outra novidade é o uso do Waze, navegador alternativo que permite rotas mais rápidas e diversos alertas, lembrando que o SYNC tem navegador GPS nativo.

Ford Focus 2018 (foto: divulgação)
Ford Focus 2018 (foto: divulgação)

O ar-condicionado dual zone é outro ganho. No Ford Focus Sedan 2018, os bancos em couro são bem confortáveis, sendo elétrico para o motorista no Titanium Plus. Há também teto solar elétrico. O espaço geral é muito bom, especialmente atrás, além de oferecer um porta-malas condizente. Ainda assim, o sedã – que tem frenagem automática de emergência e estacionamento automático – não disponha de controle de cruzeiro adaptativo e nem freio de estacionamento eletrônico.

Qual faixa de preço do Ford Focus Sedan 2018

Os preços do Ford Focus Sedan 2018 estão dentro do segmento de mercado para sua categoria, embora bem distantes da faixa coberta pelos clientes PCD, que é de até R$ 70.000, conforme estipula a lei. Ainda assim, pelo conteúdo oferecido de fábrica, o sedã médio da Ford é uma opção interessante, especialmente na versão SE Plus, que sai por praticamente R$ 90.000. Mas, mesmo a topo de linha Titanium Plus ainda é vantajosa, pois adiciona tecnologias que outros do segmento não tem, entre elas a frenagem automática de emergência.

Ford Focus Sedan SE 2.0 AT 2018 – Preço a partir de R$ 85.200

Controle eletrônico de estabilidade e tração, motor 2.0 com transmissão de dupla embreagem de seis marchas, mais rodas de liga leve 17 polegadas, pneus 215/50 R17, controle de torque em curvas, alerta de pressão dos pneus, luzes diurnas em LED, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico, assistente de partida em rampa, airbag duplo, ar-condicionado, direção elétrica, faróis de neblina, My Key, AppLink, SYNC com tela de 4,2 polegadas, CD/USB/Bluetooth, assistência de emergência, 4 alto-falantes e 2 tweeters, comandos de voz, trio elétrico e alarme volumétrico.

Ford Focus Sedan SE 2.0 AT com SYNC®3 2018 – Preço a partir de R$ 86.300

Motor 2.0 Direct Flex 178 cv, AdvanceTrac, Sistema de Estabilidade Preventivo, alto falantes 4 alto falantes + 2 tweeters, Assistente de Partida em Rampas (HLA), bluetooth, USB 2, roda liga leve 17″ e Sync ® 3

Ford Focus Sedan SE Plus 2.0 AT 2018 – Preço a partir de R$ 93.500

Itens acima, mais seis airbags, SYNC 3 com tela de 8 polegadas, display TFT de 4,2 polegadas no cluster, Android Auto e Car Play, bancos revestidos em couro, navegador GPS, USB (2), Bluetooth, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, limitador de velocidade, paddle shifts e ar-condicionado dual zone.

Ford Focus Sedan TITANIUM 2.0 AT 2018 – Preço a partir de R$ 104.300

Itens acima, mais sistema de áudio Sony Premium Sound com 5 alto-falantes e 4 tweeters, rodas de liga leve 17 polegadas exclusivas da versão, teto solar elétrico e entrada e partida sem chave.

Ford Focus Sedan TITANIUM Plus 2.0 AT 2018 – Preço a partir de R$ 110.000
Itens acima, mais espelhos com rebatimento elétrico, frenagem automática de emergência, faróis bi- xênon adaptativos, banco do motorista com ajuste elétrico, sensor de estacionamento dianteiro e sistema de estacionamento automático.

Quais são todas as versões disponíveis do Ford Focus Sedan 2018

Ford Focus Sedan SE 2.0 AT 2018

Principais itens:

  • AdvanceTrac® – Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS)
  • Alto falantes 4 alto falantes + 2 tweeters
  • Assistente de Partida em Rampas (HLA)
  • Conexão bluetooth
  • Entrada USB 2
  • Motor 2.0 Direct Flex
  • Roda Liga Leve 17”
  • Sync Media System

Ford Focus Sedan SE 2.0 AT com SYNC®3 2018

Principais itens:

  • AdvanceTrac® – Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS)
  • Alto falantes 4 alto falantes + 2 tweeters
  • Assistente de Partida em Rampas (HLA)
  • Conexão bluetooth
  • Entrada USB 2
  • Motor 2.0 Direct Flex
  • Roda Liga Leve 17”
  • Sync ® 3

Ford Focus Sedan SE Plus 2.0 AT 2018

Principais itens:

  • 6 Air bags (Frontais, Laterais e Cortina)
  • Alto falantes 4 alto falantes + 2 tweeters
  • Ar condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro
  • Conectividade com Car Play e Android Auto
  • Conexão bluetooth
  • Câmera de ré
  • Sync ® 3
  • Tela de LCD multifuncional touchscreen no painel central 8″

Ford Focus Sedan Titanium 2.0 AT 2018

Principais itens:

  • Alto falantes 5 alto falantes + 4 tweeters
  • Chave com sensor de presença: Acesso inteligente e Partida sem chave- Ford Power
  • Sony Premium Sound
  • Teto solar elétrico

Ford Focus Sedan Titanium Plus 2.0 AT 2018

Principais itens:

  • Ajuste do banco do motorista elétrico 6 Posições
  • Assistente de Frenagem Autônomo (Active City Stop)
  • Faróis Bi- Xenon Adaptativos, com ajuste de altura automática e lavadores
  • Sistema de Estacionamento Automático – 2ª Geração (estacionamento paralelo, perpendicular e saída de vagas paralelas)

O Ford Focus Sedan 2018 possuía também versão 1.6 Sigma, mas com a atualização, a Ford decidiu manter apenas o 2.0 mais potente. Assim, as versões foram enxugadas para apenas quatro, sendo que a designação SEL não existe no lineup, resumindo-se assim apenas aos pacotes SE e Titanium com suas respectivas adições Plus. Provavelmente essas designações continuarão na próxima geração, apesar da marca ter utilizado nomes no Novo Fiesta europeu, além da linha do velho continente.

Um pouco mais sobre tudo do modelo

Por fim, em 2010, surgiu a terceira geração, que apresentou um visual mais sofisticado com entradas de ar triangulares, lembrando a máscara do personagem Darth Vader. Este ganhou produção novamente nos EUA, bem como uma versão RS dotada de motor EcoBoost 2.3 com 350 cv. A versão ST 2.0 ficou em 250 cv.

No Brasil, a atualização visual caiu melhor e trouxe o motor 2.0 Direct Flex com até 178 cv, mas apenas com gasolina e injeção direta. O sedã foi chamado de Fastback e agora só tem motor 2.0 Duratec, mas com câmbio de dupla embreagem Powershift.

Ford Focus Sedan 2018 e suas amadas novidades

O Ford Focus Sedan 2018, quando equipado com o sistema de entretenimento SYNC 3, agora oferece o suporte ao aplicativo de navegação Waze, através da última atualização do Android Auto em smartphones com sistema operacional do Google.

Um dos apps de navegação mais acessados do mundo, com cerca de 3,5 milhões de usuários apenas na cidade de São Paulo, o Waze permite encontrar rotas mais rápidas e caminhos alternativos no trânsito, além de receber e emitir alertas de acidentes, veículos parados na via, buracos, polícia e radares, por exemplo. Rede social, o aplicativo também possibilita o envio de mensagens e sinais para outros usuários, bem como a localização.

No Ford Focus Sedan 2018, o Waze pode ser operado através de toques na tela capacitiva de 8 polegadas do SYNC de terceira geração, que também utiliza o navegador Google Maps, que utiliza dados de trânsito e algumas ocorrências compartilhadas com o Waze, que nessa plataforma oferece telas de navegação mais simples para evitar distrações do motorista.

Segundo Andre Leite, gerente de Produto da Ford,“a grande vantagem do SYNC 3 é manter o motorista conectado com segurança, sem precisar tirar as mãos da direção e os olhos da pista”. E completa: “Ele evita que o motorista fique segurando o celular enquanto dirige, que é contra a lei, ou precise fixar o aparelho em algum suporte no carro”.

No Ford Focus Sedan 2018, o SYNC 3 da Ford oferece ainda suporte ao Apple CarPlay, para acesso a iPhone, porém, sem previsão de quando o Waze poderá ser operado com esta plataforma. A multimídia da Ford agora também pode ser atualizada através da internet, bastante login com o número de chassi no site da Ford e cadastro, recebendo assim as atualizações sempre que surgirem. Com um pen drive, o proprietário apenas pluga na entrada USB e descarrega o software mais recente.

A Ford integra quase que mensalmente diversos aplicativos para funcionamento no SYNC 3, que hoje é uma das plataformas de infotainment mais completas do mercado automotivo mundial.

Segurança

O Focus Fastback ganhou 5 estrelas no Latin NCAP por oferecer estrutura reforçada que garante mais proteção para os ocupantes. O modelo traz o que há de mais inovador em segurança na indústria automobilística. O Assistente de Frenagem Autônomo (Active City Stop) é capaz de frear automaticamente o veículo em caso de uma provável colisão, reduzindo o impacto e podendo até evitar o acidente por completo. O AdvanceTrac® torna a condução ainda mais segura, com Sistema Preventivo de Estabilidade (ETS).

Motor

O Ford Focus Sedan 2.0 AT 2018 utiliza o velho motor 2.0 Duratec, agora DirectFlex, que ainda é corresponde no segmento de sedãs médios, mas já dá sinais de que seu fim está próximo, ainda mais com a chegada de mais e mais motores turbinados ao mercado. O propulsor entrega 176 cv na gasolina e 178 cv com etanol, ambos a 6.500 rpm.

Além disso, o 2.0 Duratec DirectFlex entrega 21,5 kgfm na gasolina e 22,5 kgfm no etanol, ambos a 4.500 rpm. A Ford menciona que 88% do torque aparece em 2.750 rpm. Sua transmissão é a criticada Powershift de seis marchas e dupla embreagem, que deve morrer com a atual geração do sedã.

O conjunto já está ultrapassado dentro da gama Ford. O Duratec, que te cabeçote em alumínio e bloco em ferro fundido, tem duplo comando de válvulas variável e até tem injeção direta, mas foi sobrepujado pelo EcoBoost. Ainda assim, a Ford insiste nele para o EcoSport 2018 e na linha Focus. É certo que em futuro breve, a filial brasileira deverá abandona-lo em prol do EcoBoost, que deve chegar na versão 1.5, tendo ainda o 1.0 de três cilindros.

A busca pela eficiência energética a fim de atender o Rota 2030 – pois este será mais rigoroso que o Inovar-Auto – deve levar o Ford Focus Sedan da próxima geração para os motores turbinados. O câmbio, no entanto, deve ficar inicialmente no de seis marchas com conversor de torque, mas é possível que o modelo tenha um câmbio automático com mais marchas.

Já o Powershift está condenado por conta das muitas falhas e prejuízos aos clientes de várias partes do mundo, em especial de regiões quentes. Assim, já podemos vislumbrar um Novo Focus 2019 com motor EcoBoost 1.5 de 180 cv, embora o câmbio automático de seis marchas limite a performance do propulsor turbinado, mas até lá a Ford passa a dispor de uma transmissão com oito ou mais marchas.

Desempenho

As mudanças de marcha são suaves e precisas, tornando a condução mais prazerosa. As trocas manuais dão um ânimo extra na performance do Ford Focus Sedan 2018, mas a eletrônica limita uma parte desse controle. Mesmo assim, dá para andar esportivamente, mantendo o motor cheio e explorando o limite do Duratec Direct Flex.

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final o veículo é capaz de 9,2 segundos e 206 km/h.

Consumo

Cidade: Ford Focus Sedan 2.0 AT 2018 – 6,7 km/litro no etanol e 9,7 km/litro na gasolina

Estrada: Ford Focus Sedan 2.0 AT 2018 – 9,2 km/litro no etanol e 13,0 km/litro na gasolina

Como fica a manutenção e a revisão do Ford Focus Sedan 2018

Ele cobra revisões até 60.000 km de R$ 4.084. A Ford disponibiliza para seus clientes, relacionando uma série de itens e serviços, entre eles, alinhamento e balanceamento, molas e amortecedores, pneus, óleo lubrificante, pastilhas e discos, fluidos, filtros, velas, escapamento, palhetas e limpadores, bateria e lâmpadas, por exemplo.

A marca também disponibiliza os valores das revisões em seu site, bem como parcela em até quatro vezes cada revisão. A Ford também cria pacotes de revisão para as três primeiras visitas ao revendedor, por um preço bem atrativo. A mão de obra é sempre incluída nos valores cobrados e é necessário agendamento.

Motor Poderoso

Aqui nós escrevemos mais que sobre os carros, motos e afins, nosso site é voltado para quem quer saber detalhes ou tem dúvidas sobre questões técnicas, design, até custo benefício de veículos famosos ou exclusivos, populares ou aqueles que saíram de linha.

Vamos Bater um Papo?