O que é CNH Digital, como tirar e se vale a pena ter a sua

CNH é a sigla para Carteira Nacional de Habilitação, e como tudo neste mundo, está se atualizando. Sua revolução se dá por conta da facilidade de carrega-lo dentro do seu celular.

Tecnologia
1 mês atrás
O que é CNH Digital, como tirar e se vale a pena ter a sua
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Isso ai! É um aplicativo capaz de validar seu documento de porte obrigatório, uso nacional e livre entre o Mercosul, fora sua possível utilização em países amigos como Portugal, durante um período específico. Ta ficando interessante, né?

Baixar app CNH Digital no celular

É bem simples seu significado: nada mais que sua habilitação em forma de arquivo para usar pelo celular. Quem valida é o app do governo, por isso é válido.

Você mesmo pode fazer a solicitação, desde que seu documento tenha um QR CODE no verso. Para quem não tem, pode solicitar a segunda via do documento ou aguardar até o vencimento da carteira em vigência.Para quem tem, basta baixar o app no Smartphone, depois é só escanear o QR code e pronto. Calma, vou explicar isso melhor!

Como tirar seu documento

O processo para a aquisição deste novo documento é bem simples, tanto para quem já tem a nova CNH com o QR Code no verso ou para quem tem a antiga, sem o código de barras.

Condutores sem Certificado Digital:

A regra é clara quando se trata de contato, então obrigatoriamente mantenha seu e-mail e telefone atualizados no DETRAN do seu estado. Somente em seguida, um cadastro do condutor deverá ser feito. Depois será necessário que o condutor acesse um menu lateral, à esquerda, selecionando a aba da CNH Digital na opção Ativação. Em seguida deverá acessar a opção de Meus Dados acrescentando o número da CNH.

Depois do cadastro efetuado no site do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), o usuário deverá baixar o app CNH DIGITAL do SERPRO disponível para Android e iOS. Completado o download, bastará acessar com seu CPF e senha. Pronto, facinho né?

Condutores com Certificado Digital:

Para quem já tem, é mais fácil ainda! O condutor precisará acessar o site do DENATRAN iniciando pelo cadastro, para isso o Token do Certificado Digital precisará estar plugado ao complutador de acesso no momento do cadastro. Em seguida é encontrar o Menu do lado esquerdo e seguir para conferir se os dados estão ok, inclusive o número da CNH. Depois é só fazer o download do app CNH DIGITAL do SERPRO disponível para Android e iOS, por fim ‘logando’ com seu CPF e senha. Só isso!

Quanto custa para ter a Carteira Nacional de Habilitação Digital

A versão eletrônica é completamente gratuita, desde o download do aplicativo nas lojas Google Play e App Store, inclusive o acesso ao sistema do DENATRAN.

Se roubarem meu celular com o documento?

Também é um procedimento simples: basta partir para o bloqueio da CNH Digital por conta de Extravio/Roubo/Furto do seu equipamento que deve ser feito pelo Portal de Serviços do DENATRAN

Vale a pena ter o documento

Sim, afinal ele é além de gratuito – muito prático! É importante que mantenham-se atualizados os dados cadastrais como número de celular e e-mail. Caso você precise fazer alterações pode optar por fazer pelo site do Departamento Nacional de Trânsito ou pessoalmente.

Motor Poderoso

Aqui nós escrevemos mais que sobre os carros, motos e afins, nosso site é voltado para quem quer saber detalhes ou tem dúvidas sobre questões técnicas, design, até custo benefício de veículos famosos ou exclusivos, populares ou aqueles que saíram de linha.

Vamos Bater um Papo?