Maneira eficiente e segura de se parar o automóvel

Dicas de especialistas de como frear o carro da maneira mais correta e segura

Autos
5 meses atrás
Maneira eficiente e segura de se parar o automóvel

Frenando com segurança

Frenar o automóvel de maneira segura é um dos atos mais importantes na hora de dirigir, alguns erros nesta situação tem o potencial de causar um grande acidente, também é muito importante ressaltar a importância da manutenção regular do sistema de freios do automóvel, verificar nível do óleo de freio, pastilhas e discos, a experiência do motorista na hora de frear o automóvel, conta muito também.

Para deixar o motorista mais seguro de como se deve frear, fomos falar com quem entende do assunto, o piloto, fundador e instrutor da 2Drive, Rodrigo Hanashiro e o fundador do centro de pilotagem Roberto Manzini, o próprio Rodrigo Hanashiro leciona curso de direção defensiva e de pilotagem esportiva já a duas décadas.

Vamos lá, a primeira coisa que você deve saber é: procure manter a melhor postura no banco, ajuste caso seja necessário, um bom posicionamento no assento lhe dará maior comodidade para dirigir com segurança, caso o banco esteja desregulado é bem provável que o condutor tenha dificuldades na hora de frear automóvel, um bom método para se regular o banco da maneira correta é, deixa-lo totalmente reto, encoste a nuca no encosto do banco e apoie os pulsos no volante, é importante manter uma distância segura do automóvel da frente, meça uma distância onde você possa frear com segurança atrás do veículo da frente, freie e reduza as marchas auxiliando o veículo a parar com mais segurança.

Atenção aos detalhes que estão escondidos

É muito importante atentar-se a óleo na pista, chuva e perda de aderência, quando se deparar com algumas dessas situações, reduza a velocidade calmamente para que não haja risco de derrapar perdendo o controle do automóvel, quando for comprar um veículo, de preferência a um com freios ABS, este sistema de freio é muito mais eficaz, ele para o veículo com maior precisão.

Para maior precisão do ABS, é necessário que o condutor aperte o pedal do freio até o fim segurando firmemente até o automóvel parar totalmente, não precisa se preocupar em pisar com tudo no freio, pois o sistema ABS faz a parte de aliviar a pressão do freio, fazendo com que o veículo pare o veículo mais depressa e com maior segurança, evitando derrapar.

É possível também desviar de obstáculos com o pedal do freio apertado no caso do ABS, nunca alivie o pedal, mesmo se ouvir algum estalo ou sinta vibrações no pedal, é normal do sistema fazer isso, não se preocupe, apenas mantenha o pedal pressionado.

Alguns carros não possuem este sistema, porem se tornou obrigatório que os carros a partir de 2014 tenham o sistema, quando o veículo não possuir o sistema ABS, e o motorista sentir que as rodas estejam travando, é necessário manter a calma, aliviando e pressionando o pedal do freio, isso irá simular o sistema ABS.

Outa coisa muito importante, é nunca descer uma serra por exemplo com o pedal do freio acionado o tempo todo, é preciso aliviar um pouco, coloque uma marcha em reduzida para auxiliar na frenagem, dessa forma evita que o sistema de freio falhe com o aquecimento dos discos de freio.

O que não fazer ao dirigir

Muitos acidentes foram registrados por conta de pessoas que estavam mexendo no celular, dando aquela visualizada no WhatsApp. As vezes pensamos, é só uma olhadinha, esta olhadinha pode ser muito prejudicial, pois um acidente pode acontecer em fração de segundos.

Jamais dirija alcoolizado, pois esse é um dos maiores causadores de acidentes no brasil, caso tenha ingerido bebida alcoólica. Peça para alguém guiar o veículo para você, use serviços de transporte ou espere até que o efeito da bebida tenha passado por completo, isso garantira sua segurança e de milhares de pessoas.

Não seja imprudente, seja consciente, use também sempre o sinto de segurança, essas pequenas coisas poderão fazer grandes diferenças.

Motor Poderoso

Aqui nós escrevemos mais que sobre os carros, motos e afins, nosso site é voltado para quem quer saber detalhes ou tem dúvidas sobre questões técnicas, design, até custo benefício de veículos famosos ou exclusivos, populares ou aqueles que saíram de linha.

Vamos Bater um Papo?