Como consultar grátis placa de veículo no app Sinesp Cidadão

Se você quer saber como consultar placa de veículos de maneira gratuita, basta utilizar um serviço disponibilizado pelo governo federal por meio de um aplicativo chamado Sinesp Cidadão. É uma ferramenta útil que auxilia quem trabalha com compra e venda de carros, motos ou outros veículos usados, ou ainda, apenas está em negociação de carros particulares fique mais segura, quem é que não prefere fazer um bom negócio?

Autos
7 meses atrás
Como consultar grátis placa de veículo no app Sinesp Cidadão

Baixar este app Sinesp Cidadão acabou se tornando uma garantia a mais.

Como fazer o download grátis do aplicativo

Desenvolvido pela Serpro e disponível gratuitamente tanto para Android quanto para IOS, o aplicativo Sinesp Cidadão é uma ferramenta do Sistema Nacional de Segurança Pública (Sinesp) do Ministério da Justiça onde é possível checar as informações sobre o veículo registradas no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Além de outras ferramentas como consulta de desaparecidos e mandados de prisão, é possível consultar a situação de veículos através da placa.

Como consultar placas de veículos

Após baixar o app, não precisa de cadastro ou login. Basta selecionar a ferramenta “Veículos” e informar a placa do carro que deseja consultar. Logo aparecerá informações como:– Situação legal do veículo (essa informação é muito importante, pois mostra se o veículo está em situação legal ou é roubado)

  • Cidade de cadastro do veículo
  • Marca e modelo
  • Ano de fabricação/modelo e cor
  • Últimos números do Chassi

Aplicativo ajuda a localizar pessoas desaparecidas

O aplicativo Sinesp Cidadão ganhou mais um módulo. Texto divulgado pela assessoria de comunicação do Ministério da Justiça informa que agora a população terá acesso a informações de pessoas desaparecidas.

A nova versão foi disponibilizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) e traz dados sobre 4 mil desaparecidos. Segundo o texto da assessoria, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, acredita que a tecnologia é uma possibilidade de o cidadão, sem correr riscos, ajudar os órgãos de segurança pública e se tornar um parceiro da polícia.

O aplicativo está disponível para o sistema Android, para iOs (iPhone) e Windows Phone.

O Sinesp Cidadão possibilita também que a população verifique informações sobre veículos roubados e mandados de prisão em aberto. Nos dois casos, o cidadão deve entrar em contato com a polícia para fazer a denúncia. Com a ajuda do aplicativo, a polícia passou a marca de localização de 87 mil veículos roubados e prendeu mais de 4 mil pessoas que estavam foragidas.

Política de Privacidade do Sinesp Cidadão

Esta Política de Privacidade auxiliará o usuário a entender quais dados coletamos, por que os coletamos e o que fazemos com eles. Tendo em vista a importância deste assunto, sugerimos que o usuário reserve um tempo para lê-la.

Informações que coletamos através da utilização dos nossos serviços
O Sinesp Cidadão disponibiliza para sociedade serviços de Consulta de Veículos, Mandados de Prisão e Desaparecidos e compartilhamento de algumas informações dispostas nos resultados das consultas. Assim, quando o usuário usa os nossos serviços, coletamos informações sobre você nas seguintes categorias gerais:

Informações do Dispositivo:
Coletamos informações específicas do aparelho (Exemplo: sistema operacional e sua versão e o modelo de hardware).

Informações de Registro:
Coletamos e armazenamos as informações gerais de como o serviço foi utilizado, como as consultas foram realizadas, o Endereço de protocolo de Internet (IP), as Informações de data e horário da consulta, e de qual plataforma (Via Aplicativo ou Web) foi utilizada.

Destacamos que o Sinesp Cidadão não coleta informações pessoais como por exemplo números de telefone, contatos e outras que permitam identificar ou rastrear o usuário. Nossos serviços não exigem cadastro ou identificação de usuário para sua utilização.

Para facilitar o uso do aplicativo pelo usuário é realizado o registro no dispositivo do histórico das últimas consultas realizadas de forma que o usuário possa repeti-las.

Informações do Local:

Ao utilizar os serviços do Sinesp Cidadão, podemos coletar e processar informações sobre a localização real do usuário. Salientamos também que podemos fazer uso de várias tecnologias para determinação da localização, como endereço IP, GPS e outros sensores como pontos de acesso Wi-Fi e torres de celular próximas. A informação da localização do usuário não é obrigatória para que o usuário tenha acesso aos serviços.

Captura de Telas

A captura de telas e o acesso a arquivos do dispositivo somente é realizado quando o usuário utilizar a funcionalidade de compartilhamento, que permite capturar e compartilhar para uma rede social ou para outro aplicativo a tela de resultado de uma consulta. Não fazemos acessos a outros arquivos do dispositivo.

Compartilhamento das Informações coletadas
Não compartilhamos informações com empresas, organizações e indivíduos externos ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, salvo em uma das seguintes circunstâncias:

  • Em atendimento qualquer legislação, regulação, processo legal ou solicitação governamental aplicável.
  • Para Detectar, Impedir alguma forma de fraude, questões técnicas ou de segurança.
  • Proteger contra possíveis danos ao direito, a propriedade ou a segurança do Sinesp, nossos usuários ou a sociedade, conforme solicitado ou permitido na legislação pátria.

Alterações
A Política de Privacidade pode ser alterada de tempos em tempos. Será feita atualização nesta página sempre que houver qualquer alteração desta política de privacidade.

Restrição de Uso do Serviços
É vedado o uso dos serviços disponibilizados a partir de sítios de terceiros e de aplicativos não oficiais.

Os serviços de consulta disponibilizados pelo Sinesp Cidadão são públicos e gratuitos, sendo parte integrante do SINESP – Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública e constituem propriedade intelectual do Ministério da Justiça e Cidadania, estando protegidos segundo os termos da LEI Nº 9.609, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

Sua utilização em sistemas e aplicativos não integrantes do SINESP constitui violação de direito autoral e sujeita o infrator às penas previstas em lei.

Com informações de: SineSPcidadao.sinesp.gov.br e Agência BrasilO aplicativo Sinesp Cidadão ganhou mais um módulo. Texto divulgado pela assessoria de comunicação do Ministério da Justiça informa que agora a população terá acesso a informações de pessoas desaparecidas.

A nova versão foi disponibilizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) e traz dados sobre 4 mil desaparecidos. Segundo o texto da assessoria, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, acredita que a tecnologia é uma possibilidade de o cidadão, sem correr riscos, ajudar os órgãos de segurança pública e se tornar um parceiro da polícia.

Motor Poderoso

Aqui nós escrevemos mais que sobre os carros, motos e afins, nosso site é voltado para quem quer saber detalhes ou tem dúvidas sobre questões técnicas, design, até custo benefício de veículos famosos ou exclusivos, populares ou aqueles que saíram de linha.

Vamos Bater um Papo?