9 dicas importantes para não ser enganado em oficinas mecânicas

Dicas de especialistas automotivos são fundamentais para garantir o bom serviço e não ser engando por alguns mecânicos que podem agir com ausência de ética. Como muitas vezes motoristas podem ser leigos, levam “gato por lebre”, evite ser fraudado com as dicas que preparamos para você garantir 100% de qualidade.

Autos
2 meses atrás
9 dicas importantes para não ser enganado em oficinas mecânicas

A profissão de mecânico é um ofício pioneiro, ou seja, foi uma das primeiras, senão a primeira profissão a ganhar a fama de enrolam, inclusive, existe até uma propaganda bem antiga, onde um mecânico explica a uma senhora que o problema de seu automóvel, está na ¨rebimboca da parafuseta, provavelmente você já tenha ouvido falar deste termo.

Talvez apenas os mais velhos lembraram desta, de repente você conheça a expressão, mas talvez você não sabia que a propaganda servia para atentar as pessoas sobre não serem passadas para trás, por isso, usavam justamente a figura de um mecânico em uma oficina para simular o risco do tal acontecimento.

A intenção do texto é dar dicas para, tal como a propaganda, evitar que você seja passado para trás quando seu carro der problemas, não temo como objetivo formar nenhum especialista e nem apresentar soluções milagrosas, mas se tivermos um pouco de conhecimento no assunto, isso irá ajudar muito, mesmo que seja pelo menos para mostrar ao mecânico que você não é uma pessoa fácil de ser passada pra trás neste assunto.

É fundamental que você tenha uma oficina de confiança, onde pode levar seu carro sem se preocupar de se está sendo passado para trás.

Dicas

1-Solicite um diagnóstico com os problemas junto o orçamento, dessa maneira você poderá mostrar fazer comparativos com demais orçamentos.

2-Não se deixe impressionar por alguns nomes difíceis, pergunte sempre para o que servem, procure sempre fazer mais de um orçamento, você pode ficar surpreso com o resultado.

3-Exija sempre a nota fiscal das peças que forem trocadas, assim como a peça que foi trocada, isso garante que a peça com defeito retirada do seu carro, não vá para o carro de outra pessoa, e dessa forma você também não é mais uma destas vítimas, pois algumas oficinas fornecem as peças, opte sempre por peças originais ou da sua marca de preferência.

4-Caso ache necessário, vá comprar você mesmo a peça, mas neste caso a oficina lhe dará apenas a garantia da mão de obra.

5-É sempre bom acompanhar o serviço, busque sempre informações, com amigos ou até mesmo na internet, mesmo se o serviço for demorado, há bastante informação disponível que você possa pesquisar enquanto o serviço está sendo realizado.

6-Observe atentamente barulhos, trepidações e luzes acendendo no painel, estas são informações que ajudara o mecânico a diagnosticar e solucionar os problemas do seu automóvel.

7-Pesquise com amigos, familiares, referencias de um bom mecânico, assim que se sentir seguro com algum, faça os testes, lembre-se de estar sempre atento.

8-Boa reputação na praça e anos localizado no mesmo endereço, são bons sinais, isso indica que a oficina é boa. Se o mecânico for antigo na casa, é ainda melhor, sinais de que presta um bom serviço.

9-Outra coisa observada a algumas décadas atrás nos serviços mecânicos, é aquela simples troca de peça, se funcionar ótimo, mas nem sempre era simples assim de resolver, principalmente nos carros mais sofisticados, que possuem equipamentos eletrônicos mais complexos, por isso é preciso conhecer bem sobre esta arte, um bom mecânico, sem dúvidas fara uma grande diferença.

Motor Poderoso

Aqui nós escrevemos mais que sobre os carros, motos e afins, nosso site é voltado para quem quer saber detalhes ou tem dúvidas sobre questões técnicas, design, até custo benefício de veículos famosos ou exclusivos, populares ou aqueles que saíram de linha.

Vamos Bater um Papo?